sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tira o primeiro peixe... a resposta está ali! Domingo é Natal para Cristo!


A paz do Senhor povo de Deus!

Mateus 17:24-27   E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.

Cada vez que leio a palavra de Deus fico intrigado com alguns fatos:
Analise comigo este episódio.

Em primeiro plano temos um grupo de cobradores que chegam até Pedro. Fico então a pensar: Porque que eles chegaram até Pedro? E não diretamente em Jesus? Talvez a resposta seja que ao conhecer a vulnerabilidade de Pedro, os cobradores tentaram de todas as formas desencorajar a Pedro a respeito da integridade de Jesus. 
Não sei se você pensa como eu, mas parece que o SIM de Pedro não tem convicção, é um sim dado como alguém pego de surpresa.  O fato de a escritura dizer que quando Pedro entrou na casa Jesus se lhe antecipou dizendo, que te parece Simão?... Era porque da pergunta feita pelos cobradores a cerca de Jesus, até ele chegar dentro de casa, passaram momentos de dúvidas no coração de Pedro. O Final deste desfecho vemos Jesus dizendo... Vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, abre a boca dele, e... ESTÁ ALI, A RESPOSTA QUE TANTO PEDRO PROCURAVA.

Vemos Jesus incentivando Pedro a agir:

1° Vai ao mar
2° Lança o anzol
3°Tira o primeiro peixe que subir
4° Abre a boca dele

Quantas pessoas rodam no teste, e quantas vezes nesta caminhada eu já rodei no teste, de desconfiar de Deus, de achar que tem que ser do nosso jeito, da nossa maneira.  

Muitas vezes pensamos assim: Há, já sei, eu vou chegar domingo lá, vou colocar minha oferta de natal para Cristo no envelope, vou ir para casa, dormir, e durantes os dias vamos ver o que acontece.  Quando na verdade não é bem assim como nós pensamos. 
Existe segredos em Deus inimagináveis. Pedro e Jesus, precisavam de dinheiro para pagar uma divida, Pedro não tinha dinheiro, não sabia como pagar. Até que Jesus lhe dá uma ordem.  Vai ao mar, Pedro, não fica aí me olhando. A resposta para o problema existe, vai a luta, lança o anzol Pedro.  

Jesus nos deu capacidade para pescar. Lançar o anzol representa esperança. Nenhum pescador lança o anzol sem esperança, todos os pescadores que eu conheço vão para o rio ou mar para pescar.  Lançar o anzol é lançar em Deus a nossa fé, é a confiança que temos da nossa resposta certa

Pedro, ainda tem mais, tira o primeiro peixe, note bem, não é o segundo, ou o quinto peixe, é o primeiro, Deus sabe das nossas necessidades, a resposta está no primeiro peixe. Primeiro nas escrituras, significa qualidade, resposta imediata, o agora o já, o minuto presente, Deus tem a reposta AGORA, no momento exato, na vontade dele e não na minha.

Abre a boca do peixe... a resposta de Pedro estava ali, diante de seus olhos, se ele fosse contar para outros pescadores o que aconteceu naquele dia, muitos iam virar as costas e dizer, há Pedro, lá vem tu de novo com estas historias de pescador, desde quando que tu vai achar uma moeda dentro da boca de um peixe, e muito menos do primeiro que encontrou? deixa de ser mentiroso Pedro.  

A ação, o ir ao mar, a parte do lançar o anzol, pescar o peixe, abrir a boca do peixe, é tarefa minha, mas a moeda na boca do peixe, já é outra coisa, isto já é milagre de Deus, isso lembra minha outra postagem, o lançar o pão faz parte da minha ação, o achar o pão muitos dias depois já é parte do milagre, tanto o achar o pão dias depois, e encontrar a moeda na boca do peixe pertencem a Deus, mas a ação, o agir, o lançar, o pescar, o crer, o confiar, tirar o peixe é comigo, o milagre é com ele... 

Natal para Cristo é o nosso dia de lançar o anzol (minha oferta) e tirar o primeiro peixe, o milagre vai acontecer, a resposta pertence a Deus, mas a ação é minha! 

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário